Tupi lava a alma, vence o Guarani e sai do zero no Mineiro

O Tupi parecia escrever mais uma vez um roteiro trágico na noite de hoje (20). Mas, depois de muita chuva e contando com a inteligência do treinador Ricardo Drubsky, o fim do filme foi outro: Vitória sobre o Guarani, por 3 a 1, com gols de Michel e Rubens, duas vezes, para o Galo e Lula, descontando para os visitantes.

A equipe alvinegra veio sem surpresas com Glaysson; Osmar, Sidimar, Fabrício e Thiaguinho; Felipe Alves e Jataí; Kiss, Kozlowski e Ygor; Michel. A intenção era ser veloz, trabalhar a bola e buscar o ataque. Aos dois minutos, Tupi quebra a retranca do Guarani e quase marca. O Bugre iniciou fechado, deixando o Carijó com a bola, preso no campo de defesa. Jogadas saíram mais pelo lado esquerdo. Quando com a bola, o time de Divinópolis tentava trabalhar, com muita calma. Visitantes também pressionaram muito quando o Tupi tinha a bola no ataque. Pelo meio, o Bugre fechava as subidas, os cruzamentos não saiam bem. Dificuldade só aumentou com a chuva, que caiu forte, atrapalhando qualquer encaixe possível para a forma de jogo do Galo. Aos 23 minutos, após cruzamento, o zagueiro Lula abriu o placar de cabeça para o Guarani.

Aos 28, Ygor saiu para a entrada de Hirosh, já que acabou sendo prejudicado pela chuva e teve suas jogadas de velocidades anuladas. Tupi passou muita dificuldade após o gol com o adversário fechado e o tempo também. A criatividade mais uma vez naufragava com Kozlowski e Michel, isolado, não via a cor da bola. Enquanto isso, raios e trovões caiam sem parar, paralisando a partida, por um breve instante. 

Dentro do que o Bugre se propôs a jogar, campo facilitou a vida e prejudicou o jogo do Tupi, que não fazia um bom jogo. No fim da etapa, vaias merecidas. Time não conseguiu quebrar o jogo do Guarani e, contando também com as péssimas condições climáticas, acabou sentindo o gol, fazendo partida muito abaixo das expectativas.

Na segunda etapa, veio a grande sacada de Drubsky. Com campo encharcado e adversário fechado, não dá para insistir com o passe pelo meio. O atacante Rubens veio pro jogo no lugar de Kozlowski, mudando um pouco a ideia do time, que tentava passes ate então. Hiroshi passou a ser o homem mais criativo do time, com boa participação nos ataques. No início, algumas tentativas de chutes de longa distância foram dadas, mas sem sucesso. 

Aos 11, em jogada individual, os cruzamentos e o novo posicionamento funcionaram. Michel recebeu, após erro da zaga, passou pelo zagueiro e, com tranquilidade, igualou o placar. Em seguida, aos 13, Rubens guardou o gol da virada, em cruzamento de longe que sobrou pro jovem atacante. A mudança de comportamento funcionou, com o time sendo menos passador e tentando mais bolas longas. Time do Guarani após os gols passou a tentar pressionar, levando perigo nas bolas paradas. 

Sem meia de ligação, a saída do Carijó foram as bolas cruzadas e as ligações diretas. Aos 25, Genalvo, destemperado, acabou sendo expulso. Isso acabou tranquilizando o jogo para o lado do Tupi. Aos 29, em virada de Michel pra ponta direita, Rubens, mais uma vez com tranquilidade, ampliou o placar, após driblar o zagueiro. 

Desde a expulsão, mesmo com característica diferente, Tupi já era senhor do jogo. A entrada de Recife no lugar de Jataí, acabou sendo apenas trabalho na recomposição do elenco, já que a partida sossegou para o Galo. Bugre ainda tentava diminuir, mas posicionamento Carijó atrapalhava. Bem postada atrás, a equipe da casa manteve a ideia de segurar e tentar sair no contra-ataque. 

No final, vitória da inteligência de Drubsky, que identificou a inoperância na partida de Kozlowski. O meia não rendeu mais uma vez e teve o jogo prejudicado pela chuva. Além disso, foi importante a percepção de que os passes não iriam sair contra um adversário fechado e com o volume grande da chuva que caiu no Municipal. A ideia de jogo inicial acabou sendo atrapalhada pelas condições climáticas, fazendo com que, além dos passes, os atletas que atuam em velocidade fossem atrapalhados. Porém, nada que justificasse a apatia após o gol sofrido, o que torna necessária a mudança, nem que seja apenas comportamental. Alguns atletas precisam ser colocados à prova, já que a temporada é longa e o Tupi precisa de jogadores que contribuam positivamente. 


Destaques positivos:
--Thiaguinho: Mais uma partida segura do lateral, que quebra desconfianças. Bem defensivamente e ofensivamente, atleta parece não querer se desgrudar da titularidade. 
--Horoshi não pode ser reserva do time. Deu qualidade e ânimo à equipe.
--Rubens entrou muito bem e guardou duas bolas na rede. Tem faro de gol e tranquilidade.

Destaques negativos:
--Kozlowski: mais uma vez sumido do jogo, acabou sendo sacado. A situação se complica ainda mais, ja que a mudança fez o time deslanchar. 
--Osmar foi mal no primeiro tempo, errando passes e demonstrando nervosismo. Se recuperou na segunda etapa. 
--Ygor deu azar. Condições do tempo fizeram com que o futebol veloz dele se tornasse ineficiente. Continua sendo boa opção no elenco apesar disso.

Confira também:

Mudança na frente: Drubsky testa Ygor mais uma vez no time titular


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.