Tupi joga com inteligência e vence contra o Tombense

Jogo da inteligência. Se a vitória contra o Tombense ontem (27), por 2 a 0, tivesse um nome, essa seria a alcunha. Em partida inspirada taticamente, Galo segurou impeto ofensivo do Carcará e trouxe para Juiz de Fora uma vitória importantíssima para a sequência do Campeonato Mineiro.



Novo gramado do Almeidão deu show
O Tupi entrou no campo sem surpresas. Após toda a polêmica sobre a saída de Léo Fortunato, Hélder ganhou a vaga na zaga. O time entrou em campo com Glaysson; Osmar, Sidimar, Hélder e Thiaguinho; Felipe Alves e Jataí; Vinicius Kiss, William Kozlowski e Hiroshi; Michel.

Tupi posicionado no 4-2-3-1

No primeiro tempo, após breve início equilibrado, o Tombense assumiu as rédeas do jogo. Pressionando muito a saída de bola Carijó, os donos da casa mordiam bastante e, principalmente pela direita com Saldívar e Rodney. As principais chances nos primeiros vinte minutos de jogo paravam em Glaysson e o Tupi, buscando se encaixar no jogo do adversário, trabalhava sempre no contra-ataque, puxado por Kiss e Osmar, que levaram perigo nas descidas.

Aos 24 minutos porém, em vacilo da defesa da equipe de Tombos, o Galo abriu o placar em cobrança de falta ensaiada. Michel rolou para Thiaguinho que bateu firme e contou com o frango de Darley para mexer no marcador. A partir daí, o Tombense se desorganizou, permitindo que as jogadas reativas do Tupi encaixassem.

Time voltou pro segundo tempo com a mesma postura
Na segunda etapa do jogo, o treinador do Tombense, Pingo, tentou reiniciar a pressão dos seus comandados, colocando jogadores ofensivos para dar mais poder de fogo ao time. Com isso, podemos dizer que os dois tempos tiveram a mesma história. Precisando do resultado, os mandantes, já pressionados pela torcida, tentavam manter a bola no ataque, levando muito perigo ao Carijó. Ao Tupi, restou esperar novamente e tentar sair no contra-ataque. Para isso, Drubsky fez duas mudanças: a primeira foi a entrada de Pirão no lugar de Kozlowski, para tentar dar velocidade na puxada do contra-ataque. William não foi mal no jogo,  mas, ofensivamente, ainda não mostrou a aproximação ao ataque e nem os passes que se espera de um meia criativo. A segunda foi a saída de Hiroshi, que deu lugar a Recife, com a ideia de fechar um pouco mais, dando liberdade ofensiva aos jogadores mais velozes.

No primeiro momento, a entrada de Pirão não funcionou, atleta errou alguns passes e não conseguia se acertar. Após Recife ir pro jogo, Pirão começou a fechar mais, dando passagem à Thiaguinho pela esquerda. Sempre muito perigoso, o Tupi fechou o placar aos 29 com um contra-ataque de manual. Pirão achou Thiaguinho, que carregou, deixou o zagueiro pra trás e cruzou com perfeição para Michel que, de primeira, colocou no fundo das redes. O atacante que se movimentava bem na partida, mostrou ao torcedor que é sim aquele homem gol esperado. No fim, o atacante acabou saindo para dar espaço à Rubens, que não teve tempo para trabalhar. Com o gol, o desespero do Tombense aumentou. Pingo colocou ainda mais homens de frente, o que acabou dando espaço para as jogadas do Tupi. No finalzinho do jogo, os anfitriões ensaiaram uma pressão, mas esbarraram na defesa Carijó que, bem posicionada, colocava constantemente os atacantes em posição irregular.

Foi uma partida muito inteligente do Galo, que, como pediu Drubsky durante a semana, encaixou a forma de jogar ao jogo do adversário e soube explorar, com paciência, os espaços cedidos no campo. A equipe começa a dar mostras de que tem sim alternativas e que sabe jogar dentro das limitações que o adversário oferece. Segundo o comandante Carijó, em entrevista após o duelo, a equipe ainda está chegando ao ideal e não tem a cara dele, já que o time ainda não exerce domínio das ações e nem da posse, mas, se isso não acontece, a aplicação dos atletas merece ser bastante exaltada. No próximo final de semana, sábado (5), às 18h30, o Tupi encara o Villa Nova na sequência do estadual.


Destaque positivos:
--Thiaguinho voltou a brilhar. Seguro defensivamente e preciso ofensivamente, o atleta mostra evolução invejável e começa a corresponder a todas as expectativas que se tinha sobre ele. Se manter a consistência, pode muito bem se manter como titular na Série B.
--Michel marcou pelo segundo jogo seguido, mostrando que é sim um homem gol. A movimentação ofensiva do jogador foi muito importante na partida.
--Hiroshi é titular do Tupi. Sempre muito perigoso, o atleta participou ativamente das jogadas ofensivas, oferecendo muito perigo. Ajudou muito na criação, seja virando bolas importantes ou atacando nas costas de Saldívar.
--Hélder entrou muito bem. Seguro e firme, não deu susto algum ao torcedor Carijó. Outro atleta que mostra evolução impressionante.
--Não precisa nem falar de Glaysson mais. Melhor jogador do Tupi no estadual. Defesas sempre importantes.

Confira também:
Hiroshi e Hélder largam na frente por vaga contra o Tombense

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.