Tupi trabalha forte para temporada 2016



Depois de muito tempo parado, estou de volta ao blog. E para dar início a essa nova fase, vamos começar falando da pré-temporada do Tupi, que também vive novidades. Em 2016, o Galo Carijó se prepara para disputar a Série B, depois de muitas tentativas e batidas na trave. Marcando esse retorno, vou tentar trazer um balanço inicial com os reforços e primeiros trabalhos do ano que, com certeza, tem tudo para ser histórico no cenário esportivo juiz-forano.

Para esse início de etapa, a equipe alvinegra buscou renovar com peças chaves da campanha do ano passado, alguns jogadores experientes e muitos jovens que buscam espaço no cenário do futebol brasileiro. Segundo informações da diretoria, nesse primeiro momento, a ideia é trabalhar com, no máximo, 27 atletas e, após o término do estadual, chegar a um total de 34 jogadores, qualificando o plantel para a Segunda Divisão nacional. Mesmo mais reduzido nesse primeiro semestre, a expectativa é alta. A ideia do Tupi é obter a classificação para as semifinais do Campeonato Mineiro. Com a ajuda do amigo e estudante de jornalismo Eduardo Kaehler, confira a lista atual dos jogadores renovados e contratados pelo Galo:

Elenco, contratações e renovações:

► Contratações confirmadas ◄
Júnior Lopes (TÉC) → Portuguesa-SP
René Carlos (PF) → Portuguesa-SP
João Felipe Boaventura (ADD) → Boa Esporte-MG
Wesley Douglas (LD) → Tombense-MG
Pirão (LE) → Boa Esporte-MG
Hélder (ZAG) → Caldense-MG
Léo Fortunato (ZAG) → Pietà Hotspurs-MLT
Recife (VOL) → Flamengo-RJ (empréstimo)
Renato Silva (MEI) → América-MG (empréstimo)
William Kozlowski (MEI) → Goiás-GO
Hiroshi (MEI) → Cabofriense-RJ
Rubens (ATA) → América-NG (empréstimo)
Romário (ATA) → Sintrense - POR (empréstimo)
Michel Henrique (ATA) → Coritiba-PR
Michel Douglas (ATA) → Formiga-MG
.
.
► Renovações confirmadas ◄
Glaysson (GOL)
George (GOL)
Gonçalves (GOL)
Osmar (LD)
Thiaguinho (LE)
Sidimar (ZAG)
Fabrício Soares (ZAG)
Rafael Jataí (VOL)
Felipe Alves (VOL)
Vinicius Kiss (MEI)
Ygor (MEI)
Ramon (ATA)
.
.
► Atletas em observação ◄
Paulo Victor (GOL) → Atlético-MG
Vinicius (MEI) → Peneira
Euller (ZAG) → Peneira
Sávio (MEI) → Peneira
Davy (ZAG) → Figueirense - São João Del Rei (Deve ser reemprestado)

► Elenco completo – Mineiro e Série B 2016 (28 jogadores) ◄
.
→ GOLEIROS (4)
Glaysson, George e Gonçalves; Paulo Victor *
.
→ LATERAIS DIREITO (2)
Wesley Douglas (reforço) e Osmar;
.
→ LATERAIS ESQUERDO (2)
Pirão (reforço) e Thiaguinho;
.
→ ZAGUEIROS (5)
Hélder (reforço), Léo Fortunato (reforço), Sidimar e Fabrício Soares; Euller*
.
→ VOLANTES (3)
Recife (reforço), Felipe Alves e Rafael Jataí;
.
→ MEIAS (7)
Renato Silva (reforço), William Kozlowski (reforço), Hiroshi (reforço), Vinicius Kiss, Sávio* e Vinícius*;
.
→ ATACANTES (5)
Rubens (reforço), Romário (reforço), Michel Henrique (reforço), Michel Douglas (reforço),  Ygor e Ramon;

*Não confirmados oficialmente no elenco

Dia-a-dia e treinos da semana:


Durante essa semana, a primeira do ano de 2016, a parte física ainda seguiu sendo a tônica das atividades. O novo preparador físico do Tupi, Renê Carlos, realizou movimentações fortes em Santa Teresinha, debaixo de muito sol. Apesar da intensificação da parte física, os trabalhos com bola já começaram. 

O novo comandante do Carijó, Junior Lopes, realizou treinamentos de toque de bola rápido, campo reduzido, ataque contra a defesa, sempre cobrando intensidade, aproximação e velocidade nas jogadas. Nos primeiros jogos-treino, uma possível formação sinalizada é o 4-3-3, com três meias mais leves, com capacidade de armação e marcação. A escalação segue indefinida. Eu arriscaria um time formado por Glaysson; Osmar, Léo Fortunato, Sidimar e Pirão; Vinicíus Kiss, Felipe Alves e Hiroshi; Ramon, Ygor e Michel (Rubens). Lembrando que essa não é uma escalação oficial.

Tenho gostado muito do que tenho acompanhado. Tanto na parte física quanto na de campo é notável a dedicação do grupo. Dando essa primeira olhada, já é possível ter boas expectativas quanto a uma forma mais leve de jogar, com um time mais solto, ofensivo e agudo. Não conhecia de perto o trabalho tanto do Renê Carlos quanto o do Junior Lopes, mas tenho me surpreendido positivamente. Quanto ao elenco, obviamente só vai ser possível emitir opiniões após os primeiros jogos. Acredito que o torcedor que aguardava nomes mais fortes deve estar apreensivo, mas, pelo menos, nos trabalhos e na visão de alguns membros da comissão, poderemos ter surpresas muito boas para a temporada. Agora é intensificar a pré-temporada e esperar pela estreia no dia 31 de Janeiro, contra o América-MG, em Belo Horizonte.



Últimas informações:

--Os reforços que chegaram por último tem intensificado a parte física. Alguns já participaram das últimas atividades com bola na sexta-feira, como os atacantes Michel, Romário e Rubens e os meias William Kozlowski e Recife.

--Na manhã de ontem (09), o Tupi encarou o América do Progresso em partida amistosa e venceu por 5 a 0, com gols de Rubens, Euller, William Koslowki (2) e Jataí. Não tenho informações sobre o time titular, mas todos os atletas foram utilizados, de acordo com a assessoria do alvinegro.

--O elenco do Tupi se reapresentou na manhã de hoje e seguiu para Lima Duarte, onde fica, pelo menos, até o final desta semana.






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.