O Estadual e o Futebol Brasileiro

O futebol brasileiro está de volta. O torcedor que já não aguentava mais olhar para a TV no domingo e se contentar em ver os gols de campeonatos estrangeiros e de realidades tão diferentes da nossa agora pode voltar a vibrar e, principalmente, a sonhar. Os campeonatos estaduais, e toda magia que os envolve, são os grandes responsáveis pelo pontapé inicial de uma nova temporada.

Uma competição democrática, onde times das mais variadas divisões se enfrentam, por vezes de igual para igual e com chances de título. O Estadual pode, ao mesmo tempo, prenunciar equipes de sucesso e também fracassos homéricos que podem ocorrer ao longo do ano. Grandes surpresas e até mesmo grandes fracassos que entraram para a história do futebol nacional ocorreram nos estaduais. Mitos, como Garrincha, Pelé, Leônidas da Silva, disputaram essas taças e foram revelados nessas competições.

O torcedor brasileiro experimenta a rivalidade local com maior intensidade. O estado pega fogo, cidades vizinhas se agitam, o dia-a-dia fica muito divertido. Ao vencer um dos gigantes brasileiros, por uma semana pelo menos, o time da sua cidade se transforma no melhor time do mundo. Essa é a graça do Estadual. Ele possibilita que uma torcida sofrida, que acumula decepções e fracassos experimente a alegria, nem que seja por pouco tempo, de ser imbatível, de brincar com as estatísticas. E tem quem peça o fim dessa magia. Lamentável. É como tirar todas as chances que uma pessoa tem de realizar seus próprios sonhos. Para uma equipe de pequeno porte, é a chance de se mostrar para o Brasil e crescer no cenário nacional. Elas podem mudar de quadro e evoluir caso façam uma boa campanha.

Um dos principais argumentos pelo fim do torneio é o de que as equipes grandes não o valorizam e acabam prejudicando seus atletas ao jogar em campos ruins, enfrentar más condições de infra-estrutura. A verdade é que, o que um dia foi glamour e competitividade, hoje é apenas sucata e descaso, tanto com os jogadores quanto com seus espectadores. Os fãs do torneio são tratados como lixo em estádios sem condições e com falhas graves de segurança.

São necessárias melhorias para que os torneios estaduais retornem à sua antiga forma. E a principal delas é um maior respeito com quem faz o campeonato ser o que ele é: o torcedor. Dar condições para que as pessoas possam ir aos estádios sem se preocupar com falta de segurança, com banheiros sujos e mal cuidados, com estacionamentos pequenos e desprotegidos. Um estádio acanhado é um bônus para uma equipe menor contra uma grande, mas não significa que ele precisa ser mal cuidado e ter um gramado esburacado e sem grama para que a equipe vença. Profissionalismo é o que pode levar o Estadual de volta às origens e colocar grandes equipes no lugar de onde elas nunca deveriam ter saído, que é próxima aos títulos.

Que os estaduais de 2011 sejam tudo o que o verdadeiro amante do futebol espera. Muita competitividade, grandes jogos e gols, muitos gols. Grandes craques começam nesse mês a desfilar o seu talento nos gramados pelo país, então acompanhe, vá ao estádio e torça por seu time. Antes de qualquer discussão, o Estadual está aí e, depois de uma longa pausa, a sua equipe do coração vai jogar. Aproveite!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.