Elenco com 31 atletas: Quais são as opções no Tupi?

Após um início abaixo das críticas, o Tupi tenta corrigir algumas deficiências apresentadas com a semana cheia de muito trabalho e também com contratações pontuais. Pra ser mais preciso, dois atletas, velhos conhecidos do torcedor Carijó, se colocam como opção para tentar melhorar o elenco para a sequência do Campeonato Mineiro. Elenco esse, que, com as duas adições, chega ao número de 31 atletas. Número grande para um torneio de tiro curto.



Foto: Leonardo Costa / tupifc.esp.br
Já confirmado oficialmente, o primeiro deles é o volante Leandro Ferreira, de 36 anos. O jogador, que defendeu a camisa Carijó em 2006, retorna após 11 anos. Ele já vinha treinando com o grupo desde a última semana, para recuperar a forma física e teve sua contratação confirmada, principalmente após as dificuldades apresentadas pelo grupo contra o Tombense.
Divulgação: Assessoria Tupi
O outro nome, que ainda aguarda algumas questões para ser oficializado, é Bruno Paiva, de 26 anos. O atleta já treina com os companheiros e se mostra como opção para o meio campo criativo do Carijó. O meia fez parte do grupo que venceu a Série D em 2011. Ele deixou o clube em 2012, seguindo para o futebol capixaba, paulista e carioca.

Com uma formação focada em jovens atletas com potencial, o elenco do Tupi foi mesclado por peças experientes, como Gideão, Edmário, Bruno Santos e Dieguinho, Marcel e Juninho e Caça-Rato, Jajá e Carlos Júnior. Somados, como dito anteriormente, o grupo conta com 31 jogadores, excluindo o meia Raphael Augusto, emprestado ao Rondoniense.

Para mudar a equipe, visando o confronto contra o América de Teófilo Otoni, domingo, às 10h, fora de casa, o técnico Éder Bastos tem muitas opções e com características variadas, que permitem até uma mudança no desenho tático. O problema é a incógnita. A maioria dos atletas é desconhecida do torcedor e do grande público em geral e hoje, até pela fala do próprio comandante Carijó, existe a dificuldade de se encontrar um meia de origem que auxilie na criação, uma das principais falhas apresentadas no último confronto. É muito difícil, vendo de fora, dizer quais peças podem e vão mudar o patamar e a forma do alvinegro jogar. Vamos analisar primeiro os dois setores que passaram menos confiança ao torcedor: a criação e as laterais.
Foto: Leonardo Costa / tupifc.esp.br
Para auxiliar na criatividade, hoje, o clube conta apenas com o meia de origem Juninho, que não foi bem contra a equipe de Tombos. Bruno Paiva chega para ser opção, apesar de ser um atleta mais veloz. As peças presentes no elenco, como Ruan Teles, Caio, Luca e Sávio, são homens de lado de campo. Podem ser improvisados na função, mas eu não tenho o conhecimento, até pela pouca idade, de como eles renderiam deslocados para o meio, ou jogando em uma linha intermediária, como atuou Juninho.

Outra questão importante para se resolver é a lateral direita. É impossível avaliar qualquer atleta em apenas uma partida e até injusto, mas hoje o Tupi tem dois jovens para a posição, Yago, de 22 anos, e Lucas, de 20, enquanto o lado esquerdo tem dois jogadores mais experientes: Bruno Santos, de 29, e Dieguinho, de 27 anos. Isso pode indicar um certo desequilíbrio, que só pode ser contestado com boas atuações, o que não se viu no último domingo.

Enfim, no meio de tantas dúvidas, a única certeza é de que o time precisa se apresentar muito melhor no próximo final de semana. Um novo jogo ruim e, por consequência, uma derrota, pode complicar bastante a caminhada do Tupi, tendo em vista que o próximo adversário é o Cruzeiro. Em um torneio de tiro curto, qualquer sequência de derrotas pode ser fatal.


Confira as opções do elenco Carijó:
Goleiro: Gideão, Paulo Henrique, Gonçalves* e Luigi*
Zagueiros: Edmário, Fernando, Euller*, Elivelton e Kadu Fernandes
Laterais: Yago, Lucas, Bruno Santos e Dieguinho
Volantes: Marcel*, Vinícius*, Bonilha, Emérson e Leandro Ferreira
Meias: Ruan Teles, Caio*, Luca, Tiago André, Juninho e Bruno Paiva
Atacantes: Flávio Caça-Rato, Jajá, Sávio*, Carlos Júnior, Matheus Pato, Jefferson, Odilávio
*Os atletas com asterisco são os que participaram da peneira no clube
 Em destaque, Bruno ainda não foi confirmado
Confira também:
Décimo ano na elite do Mineiro começa com derrota para o Tupi

Um comentário

Anônimo disse...

Gostei dessa análise sóbria e precisa sobre as opções do elenco. Concordo que é realmente difícil avaliar algum jogador através de apenas 1 jogo (apesar que esse jogo, importantíssimo, representou 25% do possível aproveitamento do Tupi em casa - considerando uma possível derrota pro Cruzeiro). O que mais me preocupa são os volantes, erraram a maioria dos passes (inclusive os mais simples, de curta distância), esse fato acaba "poluindo" nossa opinião sobre os outros jogadores, seja os de criação ou os de lado de campo. Minha esperança, portanto, é que o Leandro Ferreira consiga atuações regulares no time. Que saudades eu tenho do Renan! rsrs

Tecnologia do Blogger.